Moradores constroem muro no meio da rua para impedir nova invasão em área verde na Zona Norte de Manaus
19/08/2025
(Foto: Reprodução) Moradores fazem corrente humana na frente de muro para impedir invasão - Vídeo: Reprodução
Moradores do conjunto Águas Claras, na Zona Norte de Manaus, construíram um muro no meio da rua Jacarezinho para impedir uma nova invasão de sem-tetos em uma área verde. A estrutura de tijolos foi erguida na noite de segunda-feira (18), com recursos arrecadados pela própria comunidade.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Segundo os moradores, esta foi a terceira tentativa de invasão no local em duas semanas. Eles afirmam que algumas pessoas são pagas por coordenadores para permanecer na área de vegetação.
A primeira invasão ocorreu no dia 9 de agosto. Na ocasião, nove viaturas da Polícia Militar foram acionadas para retirar o grupo do local. Ao g1, moradores relataram que o grupo retornou no dia seguinte, o que motivou a construção do muro na via pública.
"Eles chegaram de ônibus, de carro, a pé, chegam de tudo e não tem como conter a entrada deles. O muro foi uma forma que a gente achou de conter", disse uma moradora que não quis se identificar.
Na manhã desta terça-feira (19), uma retroescavadeira foi enviada pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Manaus (Implurb) para derrubar o muro. Houve resistência por parte dos moradores.
"A gente impediu, fez uma corrente humana aqui na frente do muro. Caso eles viessem com o trator eles teriam que atropelar as pessoas", relatou a moradora.
Agentes do Implurb seguem no local acompanhados de guardas municipais. Não há confirmação de confronto ou feridos durante o protesto dos moradores.
Por meio de nota, o Implurb informou que recebeu denúncia de obra irregular que fechava uma via pública no conjunto e que uma equipe de fiscalização foi enviada para o local, e confirmou a denúncia
"O responsável foi notificado para fazer a demolição voluntária, uma vez que a via não tem autorização para o fechamento de via, sob pena de demolição administrativa. Qualquer fechamento de via precisa do devido licenciamento, conforme decreto municipal. A mera formalização de pedido não autoriza ninguém a fazer o bloqueio ou obra sem autorização", conclui a nota
LEIA TAMBÉM:
Forças de segurança fazem reintegração de posse de área nativa em estrada no AM
Foco de invasão é desativado na Zona Norte de Manaus; crimes ambientais são identificados
Muro foi construído com recursos dos próprios moradores.
Divulgação
Guardas municipais e agentes do Impurb estão no local.
Divulgação
Área verde alvo de invasão.
Divulgação
Forças de segurança fazem reintegração de posse de área nativa em estrada no AM